Análise do Case Natura: Thammy Miranda e a Campanha de Dia dos Pais da Marca Natura.
Ser Pai é uma função social e não biológica. Logo, um pai pode ser representado por um avô
que assumiu a educação do neto, por uma mãe solo, por um pai adotivo e, olha só
que interessante, até mesmo por um homem trans ou uma lésbica. O famoso
“Pai é quem cria”. Sendo assim a data de Dia dos Pais não é sobre os
homens e sim sobre pessoas que assumem o papel de parceria na criação de uma
criança ao lado de uma mãe.
A socialite Pietra Bertolazzi em seu Instagram, postou nos stories a reflexão de que a
marca Natura estaria, ao convidar Thammy Miranda para ser garoto propaganda da
Campanha de Dia dos Pais, conversando com homens trans e deixando de falar com
milhões de homens que são “Pais” (no sentido biológico). Encerra seu
vídeo dizendo que a estratégia da Natura foi totalmente equivocada. Que a
“escolha” de público foi totalmente descabida. Não vou aqui trazer
para discussão o quanto é primário esse tipo de reflexão. Deixo o debate sobre
o Posicionamento Ideológico dessa “socialite” para sociólogos e
cientistas políticos e vou me concentrar nos contrapontos de análise para quem
não entendeu a estratégia da marca e apresentar como funciona o raciocínio do
Posicionamento.
Ao adotar essa estratégia a Natura não está tornando sua comunicação binária (pai e mãe)
e sim propondo a expansão do conceito PAI e fazendo um movimento de inclusão
para que TODAS as pessoas possam de alguma forma serem incluídas nessa data.
Como estratégia comercial é sensacional uma vez que endossa a possibilidade de
nesse dia se presentear as pessoas não apenas por gênero e sim por afeto e
representatividade do papel de PAI em suas vidas. Inteligente, empático,
sensível e genial. Parabéns Natura por seu posicionamento “de causa”.
Numa sociedade conservadora e preconceituosa promover uma mudança de mindset é
papel social.
Mirella Vegini